Receitas da Catarina
receita de bifanas no pão - receitas da catarina

Bifanas no Pão


Ingredientes das Bifanas no Pão

300 gr bifanas
3 dentes de alho
1 folha louro
1 ch café colorau bem cheia
140 ml vinho
50 ml margarina
50 ml vinho
Piripiri q.b.
Sal q.b.
Pão q.b.
Mostarda q.b.

Preparação

Colocar a carne numa tigela e temperar com os alhos, descascados e picados, o colorau, o sal e o piripiri. Junte a folha de louro, regue com o vinho e deixe marinar durante pelo menos 30 minutos.

Levar ao lume uma frigideira e derreter a margarina e o azeite. Escorrer a carne e frite-la de ambos os lados, em lume brando, até ficar bem douradinha. Retirar e reservar.

Na mesma frigideira, deitar a marinada da carne e deixar apurar, mexendo de vez em quando. Junte novamente a carne e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos.

Entretanto, corte as carcaças ao meio e coloque-as sobre uma grelha quente com a parte cortada virada para baixo até estarem levemente tostadas.

Barre a parte tostada do pão com a mostarda, regue com um pouco de molho da carne e disponha as bifanas, ainda quentes, dentro das carcaças e sirva.

Nota

Se vir que a carne não é tenrinha colocar uma bifana de cada vez entre duas folhas de película aderente e espalme-as muito bem, batendo com o fundo de uma frigideira pesada,com um rolo da massa ou com um martelo de cozinha.

Se preferir em vez de comer as bifanas no pão pode sempre optar por comer no prato com umas batatas fritas e um ovo estrelado.

Esta opção é sempre o que os miúdos preferem cá em casa. Mas nós, os adultos, gostamos de vez em quando de comer uma sopa, seguido de umas bifanas no pão.

Estas bifanas não fiz com carcaça mas com pão de mistura, que é o que eu tinha cá em casa mas fica igualmente saboroso.