Receitas da Catarina
Receita de cozido à Portuguesa - receitas da catarina

Cozido à Portuguesa 1

Receita de Cozido à Portuguesa




O que vamos precisar para fazer esta receita de Cozido à Portuguesa

Ingredientes

Carne de vaca
Carne de porco
Chispe de porco
Orelha de porco
Entrecosto
Entremeada
Frango
Chouriço de carne
Farinheira
Morcela
Chouriço de sangue
Couve lombarda
Nabo
Cenouras
Batatas
Feijão vermelho
Arroz
Sal




Preparação

Colocar a carne de vaca, o chispe, a orelha de porco e o ½ chouriço de carne numa panela de pressão com água temperada com sal e cozer cerca de 30 minutos.

Quando tudo estiver cozido, retirar as carnes e reservar a água de cozer.

Descascar e lavar as batatas. Colocar as batatas numa panela com parte da água de cozer as carnes juntamente com a couve lombarda cortada aos pedaços, a cenoura cortada às tiras e o nabo. Juntar a farinheira, chouriço de sangue e ½ chouriço de carne. Ferver em lume alto.

Quando começar a ferver, reduzir para lume brando e cozer cerca de 7 a 8 minutos. Retirar os chouriços e a farinheira e reservar.

Reduzir o lume para médio-baixo e deixar cozinhar os restantes ingredientes por 15 a 20 minutos.

Para fazer arroz, colocar um pouco da água de cozer os chouriços e as couves para um tacho. Deixar ferver em lume alto. Quando começar a ferver, reduzir para lume brando, adicionar o arroz e temperar com um pouco de sal. Mexer e cozinhar cerca de 10 minutos.

Espero que tenham gostado desta receita de Tarte de Cozido à Portuguesa




Nota

No cozido todas as carnes, couves ou acompanhamentos são opcionais e as quantidades depende do número de pessoas que vão comer.

Assim, nos ingredientes não coloquei quantidades e na preparação da receita também não coloquei os ingredientes todos. Mas como os ingredientes são todos cozidos é só juntar as carnes com as carnes e se quiser mais chouriços é só colocar a cozer com os outros chouriços.

Se não quiser usar a panela de pressão é só colocar as carnes e levar a cozer num tacho com água e sal e ir retirando à medida que as carnes forem ficando cozidas.

Se gostar no cozido à portuguesa do feijão é só aquecer na água onde cozeram os chouriços e as couves para ganhar sabor.

Aqui em casa o Cozido à Portuguesa é o mais simples que pode haver. Faço somente carne de vaca e carne de porco (carnes limpas sem gorduras), farinheira, chouriço de sangue e de carne, couves, batatas, nabo, cenouras e arroz.

Para o arroz eu fiz um copo de arroz para 2,5 copos de água.

Aqui podes encontrar mais receitas de carne

Não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Youtube